Assim como a agência AB9 em Brasília, uma agência de publicidade é uma empresa especializada em marketing, essencial para o crescimento e fortalecimento de marcas, divulgação de produtos e serviços e geração de demanda para a equipe de vendas.
Na agência, você encontrará profissionais especializados em Publicidade e Propaganda, Marketing Digital, Redação, SEO, Profissionais Criativos (designers), Profissionais de Atendimento e muito mais, dependendo do porte e da forma de trabalho da agência.
Uma agência de publicidade pode participar de processos de licitação – uma forma de fechar negócios com entes públicos, atender empresas privadas do ramo B2C ou fazer o chamado marketing industrial, atendendo os setores B2B.
Se você chegou até esse post, certamente está buscando mais informações sobre o tema. Por isso, abaixo, falaremos um pouco mais sobre o conceito de uma agência de publicidade, os serviços executados, os diversos ramos de atuação e muito mais.
Ao final, eu explico como escolher uma boa agência de forma que a parceria gere frutos e grandes resultados para a sua marca.
Vamos lá!
ÍNDICE DE CONTEÚDO
- Afinal, o que é uma agência de publicidade?
- O que exatamente faz uma agência de publicidade?
- Dentro de uma agência de publicidade, quem faz o quê?
- Após a entrada de um cliente, como funciona uma agência de publicidade?
- Dicas para contratar uma agência de publicidade?
- Conclusão
Afinal, o que é uma agência de publicidade?
Como falamos anteriormente, uma agência de publicidade é uma empresa contratada para fazer o planejamento e criação da campanha ou propaganda para uma marca.
O objetivo é que, por meio das campanhas publicitárias, os clientes ou consumidores:
- conheçam as soluções de determinada marca,
- se interessem pelos produtos ou serviços,
- façam a compra por e-commerce ou ponto de venda físico,
- sejam atendidos adequadamente no pós-venda,
- e sejam fidelizados!
Basicamente, estes 5 objetivos são a famosa Jornada do Consumidor.
Com esses objetivos em mente, os profissionais da agência trabalham para que seus clientes obtenham os melhores resultados nas campanhas que são planejadas e executadas.
Isso é feito através da expertise em comunicação e marketing, criando textos, áudios, vídeos, design e peças artísticas em vários formatos para compor uma campanha segmentada para o público-alvo.
Hoje em dia, com a facilidade da internet, existem inúmeras agências digitais que costumam prestar serviços mais específicos do que aqueles oferecidos por empresas tradicionais do ramo – como uma agência de inbound marketing, por exemplo.
Outras agências são especializadas em branding – gestão de marcas. E outras acabam sendo chamadas de 360º, cuidando de todo o marketing do cliente, com planejamento, criação e operações tanto online como offline.
O que exatamente faz uma agência de publicidade?
Se você está querendo saber o que exatamente faz uma agência de publicidade, este é o post certo para você!
Abaixo, confira os serviços que são disponibilizados por empresas como a AB9.
Na área de planejamento estratégico, temos:
- Consultoria de branding;
- Consultoria de marketing estratégico;
- Planejamento de mídia online e offline;
Na área digital, temos:
- Criação, administração e otimização de sites e blogs;
- Produção de conteúdo com foco em aumento de tráfego e autoridade da marca;
- SEO (search engine optimization), feita de forma técnica e, também, na produção de conteúdos;
- Gestão e monitoramento de redes sociais para empresas;
- Produção de email marketing e newsletter;
- Criação de landing pages;
- Anúncios patrocinados online;
- Qualificação de leads;
- Ações de marketing interativas.
Na área de publicidade e propaganda offline, temos:
- Inserção em Rádio e TV;
- Campanhas OOH (Out Of Home) como outdoor, painéis digitais;
- Trademarketing;
- Marketing de Influência;
Esses são os principais serviços oferecidos por uma agência de publicidade.
Cada um deles pode ser feito de uma maneira bastante específica para cada tipo de cliente.
Cabe à agência fazer o planejamento estratégico de forma a compor uma arquitetura dos canais e pontos de contato com o cliente visando um marketing integrado e sistêmico.
Chamamos isso aqui na AB9 de Estratégia Omnichannel – a melhor forma de atuar em diversos meios (online e offline) de maneira integrada e coerente.
Dentro de uma agência de publicidade, quem faz o quê?
Como você pode imaginar, o trabalho em uma agência de publicidade envolve muitas pessoas, como profissionais especializados em suas respectivas áreas, aumentando a efetividade dos trabalhos.
Para entender quem faz o quê dentro de uma agência de publicidade, siga a leitura dos diferentes tópicos abaixo e tire todas as suas possíveis dúvidas sobre o tema. Vamos começar?
Atendimento
O profissional que trabalha com Atendimento em uma agência de publicidade é o responsável por criar uma relação de confiança entre a firma e o cliente.
Além disso, a comunicação entre os demais setores da empresa também é feita por esse profissional.
Planejamento
Os profissionais envolvidos no Planejamento trabalham em contato com o cliente desde o início do projeto.
São eles que estabelecem as principais estratégias que devem ser seguidas para a efetividade da campanha e consequente satisfação do cliente.
Pesquisa
Os publicitários que trabalham com a Pesquisa atuam em conjunto com a equipe de Planejamento.
Eles coletam informações importantes sobre o público consumidor e apresentam dados que indicam os próximos passos dentro dos serviços contratados.
Tráfego (interno)
O profissional do Tráfego é o principal responsável pela organização do fluxo de serviços dentro da agência. Ele também faz valer os prazos estabelecidos para o cumprimento de determinadas ações contratadas.
Criação
A equipe de Criação é a responsável por colocar a mão na massa e, então, tirar do papel as ideias para transformá-las em realidade.
A Criação exige profundos conhecimentos sobre design e produção de conteúdo.
Aqui na criação está a famosa “dupla de criação”, composta de diretores de arte e redatores publicitários. Essa dupla é que cria as campanhas memoráveis que colocam a marca do cliente na mente do público-alvo.
Mídia
Os profissionais de Mídia distribuem o conteúdo para que ele chegue ao cliente da melhor forma.
São eles que definem e defendem os locais de veiculação, que podem ser TV, rádio, blog, entre outros.
Produção
Assim como a Criação, os profissionais envolvidos na Produção também colocam a mão na massa.
Normalmente, eles são acionados para produções de vídeos e áudios, mas podem colaborar com a área de conteúdo.
Após a entrada de um cliente, como funciona uma agência de publicidade?
Quando um cliente entra em uma agência de publicidade, normalmente ocorre uma sequência de interações:
- A agência coleta um briefing dos desafios de marketing e vendas do projeto. Normalmente, quem se encarrega disso é a equipe de Atendimento ou de Planejamento.
- Com a demanda do desafio em mãos, a equipe de Tráfego é acionada e fica responsável por definir os prazos de trabalho.
- A equipe de Planejamento constrói toda a mecânica da campanha, e os KPIs necessários para mensurar seus resultados.
- Em seguida, uma reunião de brainstorming é feita pela Criação para que as melhores ideias ganhem uma forma, criando o conceito e o KV (KeyVisual) que será a peça gráfica básica da qual serão desdobrados todos os anúncios da campanha.
- Em seguida, a definição do local de veiculação é feita pela equipe de Mídia.
- Por fim, as peças vão para as mãos do cliente para aprovação.
- Ao serem aprovadas, o projeto segue para a equipe de Produção, que irá montar e elaborar as peças gráficas ou audiovisuais da campanha.
Perceba como o processo é cadenciado e exigente. Requer muito conhecimento técnico e energia da equipe.
A agência de publicidade só consegue apresentar bons resultados por manter em seu quadro uma equipe multidisciplinar.
Quando o serviço é executado de forma alinhada à estratégia de negócio do cliente, com rigor técnico e criatividade, os frutos da campanha vêm de forma a gerar resultados tangíveis e intangíveis para a marca.
Dicas para contratar uma agência de publicidade?
Como você pode ver acima, o trabalho de uma agência não é algo simples. Requer muita capacidade técnica e experiência tanto dos líderes do projeto quanto dos demais profissionais.
Por esse motivo, se você está pensando em contratar os serviços de uma agência de publicidade, precisa encontrar uma que seja capaz de fazer tudo.
Antes de fechar um acordo, faça uma pesquisa em, pelo menos, três diferentes empresas e analise os cases de cada uma.
Se pergunte:
- Essa agência já trabalhou com um projeto semelhante ao meu?
- Quais clientes ela já atendeu?
- Quais foram os resultados?
Com as propostas e cases em mãos, será muito mais fácil avaliar qual delas possui estrutura e capacidade de atender de forma adequada os desafios de marketing e vendas que sua empresa possui.
Escrevi um artigo completo com 10 dicas sobre como escolher uma agência de marketing.
Leia e escolha com sabedoria o parceiro que lhe trará resultados reais.
Conclusão
Deu para entender, agora, como funcionam os processos internos de uma agência de publicidade?
São inúmeras produções que caminham de forma harmônica para que, assim, a campanha seja um sucesso.
Hoje em dia, o marketing se elevou à categoria de estratégia essencial para os negócios. A contratação de uma boa agência de publicidade pode ser o grande diferencial do seu negócio B2B ou B2C nos próximos anos.