O conceito de Growth hacking foi criado em 2010 por Sean Ellis, empresário e consultor de startups, após notar a necessidade das empresas de romperem barreiras e terem como maior desafio: Encontrar uma agência de marketing e profissionais qualificados capazes de fazerem a “mágica” acontecer!
Apesar de não ter nada de mágica e sim um conjunto robusto de técnicas, o growth hacking é capaz de acelerar resultados como nenhum outro tipo de técnica de marketing tradicional.
O Growth hacking veio com o propósito de vender produtos e trazer visibilidade para empresas. Tudo isso, de forma eficiente!
Mas a pergunta que fica é, por que o Growth Marketing é tão diferente do marketing tradicional?
“Growth” significa “crescer”. “Hack” significa “brecha” ou “cortar caminho”. Ou seja, o Growth hacking é o ato de encontrar e explorar o máximo de oportunidades geradas pela consolidação digital em busca de crescimento rápido.
“growth hacking é uma técnica de marketing desenvolvida por startups tecnológicas que usam a criatividade, raciocínio analítico e métricas sociais para vender produtos e ganhar exposição” (HOLIDAY, 2012, p. 63).
Para os especialistas o Growth Hacking é um híbrido de marketing e programação.
A esfera do marketing, é ligada a capacidade de conhecer o consumidor e a concorrência, além de usar a criatividade, comunicação e a capacidade analítica para desenvolver estratégias.
Na esfera de programação, por exemplo, temos a utilização de base de dados, landing pages, testes A/B, e automação.
Para bons resultados, é preciso uma equipe profissional multidisciplinar, trabalhando com um só propósito: Encontrar e utilizar métricas que tragam resultados rápidos.
As 5 fases do Funil de Vendas
Assim como o marketing, o growth hacking tem suas próprias etapas que ajudam a entender toda a jornada de pré e pós venda. Sendo assim, cada fase precisa ser bem planejada e estruturada para que o usuário passe para a próxima. Aumentando efetivamente o crescimento da empresa.
- Aquisição: Entender como o cliente chegou até o seu canal de venda. Mapear as formas que levaram o lead até o seu canal de vendas (SEO, marketing de conteúdo, redes sociais, etc).
- Ativação: Impressões do primeiro contato. Garantir que o lead tenha uma ótima experiência com a empresa. Em um ambiente digital é importante analisar a qualidade do design, tempo de carregamento, navegabilidade e as informações disponíveis.
- Retenção: Estratégias para a fidelização do cliente e otimização de ferramentas para aumentar a retenção. Por exemplo, o CAC (custo por aquisição de cliente), que define os custos de conversão de lead para cliente ou usuário do serviço oferecido. A análise e otimização de métricas como essa são essenciais para a ampliação da retenção de clientes.
- Faturação: Proporcional a fase de retenção. Quanto maior a retenção de clientes maior o faturamento final da empresa. Cabe ao growth marketing impulsionar ações que aumentem o ticket médio, vendas casadas e o encantamento dos clientes pela empresa.
- Recomendação: O “boca a boca” após as boas experiências dos clientes com a sua empresa. Basicamente, a fase de recomendação são clientes satisfeitos trazendo mais clientes por indicação.
Passo a passo do Growth Hacking
- A definição de um objetivo: Subdividir o objetivo final em tarefas mais simples.
- Implementar ferramentas de análise de dados: Estudar o comportamento dos consumidores para encontrar as melhorias que devem ser feitas para atingir o objetivo.
- Alavancar os pontos fortes que já existem: Priorizar ações que permitem atingir o objetivo de forma mais rápida e econômica.
- Executar a experiência: Depois de escolhido o objetivo e das métricas definidas, é hora de recolher os dados que permitam estudar o comportamento dos utilizadores, e encontrar os pontos fracos e fortes do processo.
- Otimizar a experiência: Usar os dados coletados para manter a melhoria constante e ajustar os fatores que poderão ter influência no objetivo final.
- Repetição: Repetir as experiências até chegar no objetivo final proposto.
Exemplos de Growth Hacking
Airbnb
O Airbnb é um sistema de hospedagem que permite que qualquer pessoa anuncie um espaço para alugar, tendo muitas vezes custos muito mais baixos que os hotéis e uma grande variedade.
Atualmente, com mais de 150 milhões de usuários, o Airbnb utilizou estratégias bem interessantes para alcançar esse sucesso!
Os growth hackers do Airbnb utilizaram a vasta base de usuários do Craigslist, um site de anúncios gratuitos muito utilizados em diversos países, para criar um sistema capaz de oferecer ao usuário a opção de adicionar um classificado no Craigslist no momento da criação do mesmo no Airbnb.
Essa estratégia possibilitou aumentar a visibilidade do Airbnb. E logo, atrair milhares de usuários a utilizar a plataforma em pouquíssimo tempo!
E mesmo parecendo ser muito simples, o Craigslist não oferece nenhuma maneira sancionada para esse tipo de criação de anúncio, exigindo grande esforço técnico de toda equipe do Airbnb. Mas com certeza, valeu muito a pena!
O CEO e co-fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, afirmou em uma entrevista que uma das iniciativas que mais contribuiu para o crescimento exponencial da rede, foi a criação de um time de growth hackers.
Logo no início da expansão do Facebook, foi constatado a necessidade de traduzir a plataforma para centenas de línguas diferentes. E ao invés de utilizar a maneira tradicional de encontrar e contratar nativos de cada país com línguas diferentes do inglês, o time de growth hackers pensou em uma estratégia de baixo custo e de rápido alcance.
Eles criaram um sistema em que os próprios usuários do Facebook pudessem traduzir as páginas voluntariamente para o seu idioma.
Em um vídeo publicado na página oficial do Facebook, um de seus engenheiros, afirmou que em menos de 24 horas do lançamento da plataforma de tradução, 90% já tinha sido traduzido para o francês.
Econômico, rápido e atrativo para novos usuários de todo o mundo.
Simplesmente, incrível!
Conclusão
O growth hacking não tem nada de simples e amador. Para funcionar, o processo de marketing e de execução, criativo e científico devem ser trabalhados de forma conjunta por um time qualificado.
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