Identidade Visual é o conjunto de formas visuais que ajudam a caracterizar a personalidade e a memorização de uma empresa (como ela se parece). Já o branding é a essência de uma empresa e tudo que é relacionado a ela (o que ela é).
Por exemplo, digamos que a identidade visual é como uma pessoa se parece fisicamente (cabelo, cor, olhos, altura, como se veste) e o branding é uma pessoa completa, além da aparência física, inclui seus valores, formas de pensar e agir, personalidade, etc.
- O que é identidade visual?
- O que é branding?
- Branding e identidade visual: Qual é a diferença?
- Qual é a importância de implementá-los na sua empresa?
- Benefícios da Identidade Visual e Branding
O que é identidade visual?
A identidade visual é a parte que trabalha com os elementos visuais e gráficos que vão representar sua empresa. É uma estratégia antiga, usada por diversas multinacionais e empresas com alto nível de reconhecimento em todo o mundo. Por exemplo, você reconhece esse elemento visual de algum lugar?
Pois bem, imagino que alguma marca bem específica tenha vindo à sua mente!
Esse conjunto de cores, formas, tipografias, embalagens, slogans, logomarca e qualquer peça de divulgação visual de uma empresa é o que chamamos de identidade visual.
Uma forma muito atual de usar a identidade visual a seu favor é personalizando as redes sociais e canais digitais de forma estratégica.
Como diz aquele velho ditado “Quem não é visto não é lembrado”. Quando a Identidade Visual é feita de maneira estratégica e qualitativa, a tendência é que mais olhos se virem para sua empresa. E então, sua marca será sempre reconhecida nos momentos de decisão de compra.
Além disso, a identidade visual bem desenvolvida aumenta significativamente o valor percebido do seu produto ou serviço.
E afinal, então o que é branding?
O branding é responsável por construir toda a reputação de uma empresa, seus valores, propósitos, identidade visual e até mesmo a linguagem. Ou seja, o branding cria a personalidade de uma empresa e também é um meio de desenvolver conexões entre pessoas e marcas.
O objetivo é que ao fazer uma compra, as pessoas tenham mais que um produto e sim uma experiência!!
Um grande exemplo de branding bem sucedido é o da Apple. A marca trouxe um conceito clean de exclusividade e elegância em todas as etapas do pré e pós compra. Essa experiência completa proporcionada pela empresa, nos faz pagar mais caro em um aparelho e não se importar nadinha com isso.
O branding é a base para a criação da identidade visual, é ele que indica a melhor forma de exteriorizar a essência de uma marca em seu formato visual.
E porque implementar o branding e a identidade visual na minha empresa?
Independente do porte do seu negócio, esses métodos são uma forma de dar maior valor agregado à sua marca, criando vínculos com o consumidor, ou seja, trazendo clientes fiéis!
Além disso, marcas bem elaboradas e caprichadas ficam muito mais atrativas para novos compradores.
Ao usar essas duas estratégias em conjunto é mais fácil se inserir no mercado competitivo e tornar sua marca conhecida. Por isso, é muito importante criar um plano estratégico profissional e que realmente destaque a essência da sua marca.
Pode ter certeza que o resultado será incrível!
Benefícios do branding e identidade visual:
- Sua marca sendo reconhecida com facilidade;
- Maior valor percebido;
- Mais atrativa para os clientes;
- Cria conexões e vínculos com os consumidores;
- Destaque em comparação a outras empresas do ramo;
- Melhor posicionamento no momento de decisão de compra do consumidor.
Agora que você já sabe sobre branding e identidade visual, você enxergou uma necessidade de investir em sua marca? A AB9 Company oferece o serviço completo de idealização e criação de marcas.
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