O Instagram é uma plataforma incrivelmente poderosa para atrair novos clientes e aumentar as vendas. Se você está iniciando o seu negócio ou pretende melhorar os lucros, é essencial estar presente nessa rede!
Caso você queira utilizar essa ferramenta e não sabe por onde começar, leia agora o guia completo para atrair mais clientes pelo instagram:
1. Defina seu público-alvo
Antes de começar a postar no Instagram, é importante entender para quem você está falando. Identifique o seu público-alvo e crie conteúdo relevante para eles.
Uma ótima estratégia para conhecer o seu cliente é a criação de personas, ou seja, construir personagens fictícios que representem bem o seu tipo de público. Para isso, pesquise os padrões que se repetem nos seus clientes e os encaixe em algumas personas.
Essa estratégia pode ser muito útil para estimular a criatividade e para a criar de conteúdos que conectem a sua empresa ao público.
2. Crie um perfil profissional (Instagram for Business)
Ter um perfil profissional/comercial no instagram passa um ar de seriedade do negócio, aumentando o valor percebido da sua marca.
Além disso, o Instagram Business disponibiliza muitas ferramentas que ajudam acompanhar o desenvolvimento da sua empresa dentro da plataforma, recursos de compras e botões que facilitam o contato. Por exemplo:
- Entrar em contato pelo WhatsApp;
- Enviar um e-mail;
- Ligar para a empresa;
- Enviar mensagem no direct;
- Visitar site;
- Ver loja.
E claro! É muito importante utilizar os utilitários do Instagram, mas é fundamental que o seu perfil profissional transpareça ao usuário a essência da sua marca!
3. Poste conteúdo de qualidade
O conteúdo é a chave para atrair seguidores e clientes no Instagram. Certifique-se de postar conteúdo de qualidade, como fotos e vídeos bem produzidos e com boa iluminação.
E não deixe de pesquisar sobre as preferências de conteúdo do seu público-alvo. Essa é uma excelente forma para embasar o seu planejamento de postagens!
4. Faça parcerias
Faça parcerias com influenciadores digitais relevantes para o seu negócio. Isso ajudará a aumentar a sua visibilidade e alcançar novos seguidores.
Essas parceiras podem ser com pessoas influentes do seu ramo, com contas de instagram voltadas para divulgação de serviços e produtos e até mesmo com outras empresas.
5. Faça promoções e sorteios
Esse tipo de estratégia ajuda a aumentar a quantidade de seguidores e de tráfego na sua conta, sendo uma ótima maneira de expandir sua popularidade.
No entanto, promoções e sorteios devem ser feitos de forma moderada e apenas em momentos específicos para divulgação da sua marca.
6. Utilize os Stories
Os stories do Instagram são uma ótima maneira de se conectar com os seus seguidores e mostrar um pouco mais sobre sua marca.
Hoje em dia existem muitas opções para aumentar a interatividade entre a empresa e os clientes nos stories, como as caixinhas de perguntas e as enquetes.
Utilize-as para criar vínculos com seus seguidores!
7. Utilize Instagram Shopping
Se você tem uma loja virtual, não deixe de ter o Instagram Shopping! Essa ferramenta é como uma vitrine vitual e facilita muito na hora de mostrar seus produtos e também na finalização das vendas.
Para que você passe a sua loja virtual para o Instagram é necessário que você tenha um site, após isso é só seguir o passo a passo do Instagram para cadastrar o seu catálogo.
8. Faça anúncios no Instagram
Os anúncios no Instagram são uma ótima maneira de alcançar um público maior e atrair novos clientes. E para isso, é possível selecionar o público certo pelos seus interesses, idade, gênero e localidade.
Se usados da forma certa os anúncios pagos no instagram podem ser seus maiores aliados para atrair clientes e aumentar suas vendas.
Seguindo essas dicas, você poderá criar uma estratégia sólida para atrair clientes no Instagram e aumentar as suas vendas.
E lembre-se! Seja constante e consistente em suas postagens, além de testar táticas para ver o que funciona melhor para o seu negócio.
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