O marketing de conteúdo é uma estratégia do marketing digital voltada para a criação de conteúdos de qualidade que acarretem em um melhor relacionamento entre o consumidor e a empresa.
Ele envolve a criação de e-books, blogs, textos, vídeos e posts diversos, com o objetivo de deixar a sua plataforma cada vez mais atraente e interessante para o seu público.
Qual a importância do planejamento de marketing de conteúdo?
Para alcançar o sucesso e atingir o seu público-alvo de maneira certeira, é imprescindível ter um planejamento de marketing de conteúdo com metas e estratégias bem definidas. Por exemplo, saiba como encontrar o seu lead, que tipo de conteúdo vai interessá-lo e quais são os objetivos a serem alcançados pela sua empresa.
É fundamental que toda a equipe esteja por dentro de todas as métricas e objetivos do projeto.
Tudo isso começa na etapa de planejamento!
Veja o passo a passo fundamental para o seu planejamento de marketing de conteúdo:
1. Crie personas
O primeiro passo (e um dos mais importantes para o sucesso da sua estratégia) é conhecer o seu público-alvo. Crie as personas que comprariam o seu produto ou serviço.
Personas são indivíduos fictícios que representam o cliente ideal para a sua empresa. Para montar suas personas, defina hobbies, profissões, interesses, gênero, idade, principais canais de comunicação e outras diversas características que possam ser relevantes.
Por exemplo, você é um empresário que aluga barris de chopp, quais tipos de pessoa seriam parte do seu público?
Público-alvo: Homens, de 25 a 40 anos, com interesses em bebidas e churrasco, com constante busca por informações ou produtos relacionados na internet.
Persona: Juca, 35 anos, servidor público, gosta de fazer churrasco com os amigos, assiste partidas de futebol com frequência e prefere beber em casa ao invés de bares.
Crie as personas certas para o seu tipo de produto ou serviço! Isso vai te ajudar a visualizar os seus potenciais clientes.
2. Defina os seus canais de comunicação
Busque informações sobre seu público-alvo e quais plataformas digitais eles mais acessam (instagram, blogs, tiktok, facebook, youtube). Foque naquelas que trazem melhores resultados.
A meta é facilitar a entrega do seu conteúdo de qualidade para o seu lead!
3. Trace suas metas
O marketing de conteúdo pode trazer diversos benefícios para o crescimento da sua empresa, entretanto não basta postar conteúdos e não possuir metas definidas que possam ser avaliadas.
Aumento do tráfego, geração de leads, construção de autoridade da marca, identificação de oportunidades de vendas, ampliação da visibilidade sobre a marca, tudo isso e muito mais pode ser alcançado por meio do marketing de conteúdo, basta traçar o caminho e trabalhar com objetividade.
4. Busque os pontos fortes e os pontos fracos da sua empresa (SWOT)
Conheça o mercado no qual sua empresa está inserida. A análise de SWOT, para compreender oportunidades, forças, fraquezas e ameaças que sua empresa possui.
É uma etapa fundamental para todo tipo de planejamento e tomada de decisões da equipe de marketing.
Com uma análise bem elaborada, é mais fácil encontrar os problemas e solucioná-los e aproveitar os pontos fortes e oportunidades de melhorias para desenvolver conteúdos atrativos de qualidade.
5. Crie um calendário de postagem
O calendário de postagem é uma das partes mais práticas do planejamento de marketing de conteúdo. Chegar nessa etapa significa que você já conhece o seu público-alvo, traçou suas metas, definiu os canais de comunicação e está por dentro do mercado.
Esse calendário deve possuir os dias de postagem, o conteúdo, título e até mesmo palavras-chaves utilizadas no SEO. Dessa forma, é possível manter o planejamento organizado, equipe sintonizada e assertividade nos conteúdos.
6. Inclua a mensuração de resultados como parte do planejamento
Pode não parecer, mas o acompanhamento dos resultados é parte essencial do planejamento. A partir dele é possível identificar erros e rever estratégias, podendo fazer os ajustes necessários para alcançar os objetivos traçados.
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