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Inbound Marketing: A estratégia do futuro

Autor: Agência AB9

Inboud Marketing é a estratégia do presente e do futuro. Mas você sabe o que isso significa? Ainda não? Então fique por dentro das vantagens que essa ferramenta pode te oferecer.

Inbound Marketing ou Marketing de Atração é uma forma de publicidade on-line na qual uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo, eBooks, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo. Podemos afirmar também que, o Inbound Marketing encaixa-se perfeitamente nas necessidades e desejos do cliente.

Um dos princípios do Inbound Marketing é transformar estranhos em leads, leads em clientes e clientes em divulgadores. Há três itens que tornam o Inbound Marketing o tipo de marketing que as pessoas amam: Lugar, Tempo e Conteúdo.  O conteúdo certo, sendo ele edificante, é sempre gratificante aos clientes. Se o conteúdo vir no tempo e no lugar certo, seria como um alvo sendo acertado bem em cheio.

Há várias vantagens do Inbound Marketing, como: Aumento da visibilidade de seu negócio; Atração de clientes em potencial; Diminuição do custo de aquisição de seus clientes; Desenvolvimento de conteúdos que fazem diferença e otimiza o processo de vendas, além de contribuir muito para a construção e consolidação da marca.

A metodologia do Inbound Marketing segue uma sequência lógica de etapas. Toda estratégia de sucesso deve passar pelas seguintes fases: Atrair, Converter, Fechar e Encantar.

Etapa 1 – Atrair: O foco não é atrair quaisquer pessoas, mas sim atrair os visitantes certos, o público-alvo, para se torar um lead e posteriormente, um cliente satisfeito.  Podendo utilizar diversos meios para a realização dessa etapa como: blogs, mídias sociais (texto blog nº2, sobre mídias sociais), sites (texto sobre a importância de ter um site) e etc.

Etapa 2 – Converter: Nessa etapa agora é converter os clientes certos em verdadeiros leads, coletando as informações de contato, como nome e e-mail. Como atrair? Com ferramentas tipo call-to-action, landing pages, formulários, entre outras.

Etapa 3 – Fechar: Chegamos na etapa de fechamento. Agora que temos os visitantes certos convertidos em leads, precisamos transformá-los em efetivos clientes. Através de algumas ferramentas você consegue isso, temos o Customer Relationship Managemen (CRM), a Automação de Marketing, o E-mail e etc.

Etapa 4 – Encantar: Estamos finalizando mais um processo. E essa etapa 4 é muito especial e precisa de uma atenção a mais! É aqui que os visitantes, os leads e os clientes efetivos vão se interessar pela sua marca, aqui você ganha o cliente. Portanto, cuide dele, ofereça conteúdos relevantes que os ajudes no dia a dia.  As ferramentas usadas para encantar e fidelizar clientes incluem: Pesquisa de satisfação, Monitoramento das mídias sociais, E-mail Marketing, Automação e muito mais.

 

Se ainda não está satisfeito com isso tudo lá vai mais “porquês” para você investir no Inboud Marketing:

  1. Cerca de 80% das pessoas fazem busca online. Isso mostra a importância e a demanda de um bom marketing digital.
  2. O Inbound Marketing possui custo de 62% a menos por lead do que o marketing tradicional, o que ajuda a viabilizar ainda mais a verba do cliente.
  3. 92% dos profissionais de marketing dos EUA acreditam que, se considerarmos a economia atual, o Inbound Marketing é essencial para as empresas.

 

Se você é profissional de Marketing espero que tenha gostado das dicas e que elas te deem muitos resultados no futuro breve. Mas se for um empreendedor, e acha que a sua marca precisa se destacar no mercado e ter um relacionamento maior com os seus clientes, entre em contato com a gente, será um enorme prazer atendê-lo.

9 maio, 2017.

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